Velório de Pelé sem campeões gera revolta; Com Maradona foi diferente

Caixão de Pelé é transportado para fora do estádio Urbano Caldeir, para início do cortejo

Pelé foi velado na Vila Belmiro sem que jogadores campeões do mundo pela seleção brasileira em 1994 e 2002 fossem prestar homenagens ao Rei do Futebol. A pequena presença de ex-jogadores chamou a atenção ao longo dos últimos dois dias, quando ocorreu o velório do corpo, e depois o sepultamento, no Memorial Necrópole Ecumênica, em Santos.

Os dois únicos campeões do mundo presentes foram o ex-volante Mauro Silva, atualmente vice-presidente da Federação Paulista de Futebol, titular do time que levantou a taça nos EUA, e Clodoaldo, companheiro de Pelé na seleção campeã em 1970 e também na era de ouro do Santos. Jogadores que disputaram a última Copa do Mundo ou o ex-técnico da seleção brasileira, Tite, também não foram se despedir de Pelé.

Outros grandes nomes do futebol brasileiro não apareceram. Zico, que prestou homenagens a Pelé na edição do ano passado do Jogo das Estrelas, dia 28, véspera da morte de Pelé, não compareceu.

Multidão acompanha o cortejo fúnebre de Pelé na saída do estádio Urbano Caldeira | Foto: Nelson Almeida

O ex-goleiro Marcos, cobrado pela ausência no velório, foi às redes sociais dizer que “ninguém foi ao dos seus pais”. Cafu, capitão do penta, afirmou que compromissos profissionais impediram de chegar a Santos a tempo.

A presença de jogadores no velório ficou restrita basicamente àqueles com alguma ligação com o Santos. Os únicos presentes que disputaram Mundiais pela seleção no século XXI são ex-jogadores do Peixe, Zé Roberto, que jogou em 2006, e Elano, titular em 2010.

Entre os nomes mais conhecidos, estão Serginho Chulapa, Careca, Marcelinho Carioca, Neto, Léo, Ricardo Oliveira e Aranha, todos eles com passagens pelo time da Vila Belmiro. Paulo Roberto Falcão, atualmente diretor do Santos, também compareceu. Entre os que jogaram com Pelé na seleção e/ou no Santos, estão Clodoaldo, Manoel Maria, Lima e Abel.

Uma fila quilométrica se formou nos arredores da Casa Rosada durante o velório de Diego Maradona

Dois anos atrás, Maradona

Outra morte que marcou recentemente o mundo do futebol foi a de Maradona, em 2020. Na ocasião, o camisa 10 recebeu a homenagem de alguns nomes importantes do esporte na Argentina.

Carlos Tévez, Mascherano, Gabriel Heinze, Marcelo Gallardo e Palermo foram alguns dos jogadores que compareceram ao velório.

Maradona era técnico do Gimnasia Y Esgrima, com o elenco do time indo vê-lo pela última vez.

Do grupo campeão do mundo com a Argentina em 1986, estiveram presentes Oscar Ruggeri, Jorge Burruchaga, Oscar Garré, Nery Pumpido, Sergio Batista, Luis Islas, entre outros.

Colegas dos tempos de Argentino Juniors, primeiro time defendido por Maradona, também compareceram ao velório.

ricardoantunes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *