Três a cada quatro hospitalizados por Covid-19 em Pernambuco estavam com esquema vacinal incompleto

Um novo levantamento feito pela Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE), divulgado nesta segunda-feira (27), chamou a atenção para uma presença substancial de pessoas sem vacinação regular entre os pacientes de Covid-19 em Pernambuco no último mês. Segundo o levantamento, dos oito pacientes que morreram pela doença no estado, entre o final de maio e o início de junho, cinco não haviam tomado as doses da vacina indicadas para a faixa etária correspondente. Entre os 87 pacientes que precisaram ser hospitalizados, 63 não estavam com a vacinação em dia.

inda de acordo com os números do levantamento feito pela SES-PE, dos pacientes que evoluíram para óbito, um (12,5%) tinha apenas uma dose da vacina, dois (25%) estavam apenas com o esquema básico (duas doses), três (37,5%) tinham três doses da vacina e apenas dois (25%) tinham as quatro doses. Seis deles estavam na faixa etária acima dos 60 anos, um dos grupos mais suscetíveis para complicações pela doença.

Já entre os hospitalizados, 19 (21,8%) sequer tinham tomado uma dose da vacina contra o novo coronavírus, seis (6,9%) tinham apenas uma dose registrada nos sistemas de informação e 17 (19,5%) tinham apenas o esquema vacinal básico (duas doses). Dos 13 pacientes que tomaram todas as doses necessárias, dez tinham comorbidades associadas. Todos tinham mais de 65 anos.  Do Vila Bela Online

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *